sábado, 14 de março de 2015

Prescrição CC




O tempo a respeito do negócio jurídico: o tempo traz mudanças significativas no direito, como por exemplo, a usucapião, que surge direito sobre uma posse de forma pacífica com o passar do tempo, também traz novos direitos ou perde direitos, como a maior idade.
No que se diz respeito a prescrição: seria de forma resumida, pena ao negligente pessoa que teve seu direito violado e não procurou  o judiciário dentro do prazo legal para requerer sua reparação, de forma grotesca seria o direito da outra parte ou seja se eu devo, e a quem eu devo perdeu o tempo para entrar como uma ação a prescrição esta ao meu lado pois posso declarar que a parte não entrou com uma ação no tempo previsto em lei, e eu posso me recusar a pagar alegando isso.
No conceito do dicionário temos: Prescrição, perda do direito de ação em face transcurso de um prazo legal. Modo pelo qual o direito se extingue, em vista ou não exercício dele durante certo lapso de tempo.
Cabe observar que a prescrição se passa em prazo de anos já a decadência os prazos podem ser em dias messes ou anos, isso serve como uma separação e classificação que pode ser feita a primeira análise.
No conceito do tão renomado Carlos Roberto Gonçalves, temos, a prescrição seria uma exceção que alguém tem contra o que não exerceu, durante um lapso de tempo fixado em norma, sua pretensão ou ação. Entretanto, como visto, o atual CC, evitando a polemica sobre o que prescreve, se é a ação ou o direito, adotou o vocábulo ‘’pretensão’’, por influência do direito Germânico (anspruch), para indicar que não se trata do direito subjetivo publico abstrata de ação. E, no art. 189, enunciou que a prescrição tem inicio no momento em que há violação do direito.
Adotando ainda a noção de Carlos Roberto Gonçalves, os requisitos.
Pode se disser que a prescrição tem como requisitos:
*A violação do direito, com o nascimento a pretensão.
*A inércia do titular.
*O decurso do tempo fixado em lei.
Prescrição intercorrente: quando o autor do processo permanece inerte, de forma continuada e interrupta, durante lapso temporal suficiente pare a perda da pretensão. Interrompida a prescrição, o prazo voltara a fluir do ultimo ato do processo ou do próprio  ato que a interrompeu devendo o processo ser impulsionado pelo autor. Não pode este permanecer inerte, abandonando o andamento da causa durante prazo superior aquele fixado em lei para a prescrição da pretensão.
A prescrição intercorrente foi implicitamente admitida no art. 202, parágrafo único, do CC, que assim dispõe:
‘’Art. 202.(...)

Parágrafo único. A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ultimo ato do processo para a interromper’’. 


Atenção: Logo postarei sobre a Decadência !!!
Gustavo Alves Vilela 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Como se apresentar numa entrevista de emprego

Essa sempre é a dúvida e a preocupação de muitas pessoas, duvidas quanto ao que se deve vestir ao que dizer, e claro aquela preocupação até porque está sendo avaliada, qualquer pessoa ao ser avaliada tende a ter certo nervosismo, portanto e normal estar preocupado, mas cabe a você saber controlar seu nervosismo.
Vou dar-lhes algumas dicas de como agir, e interagir com o empregador, dividirei em tópicos para assim poder explicar todos os aspectos da melhor forma possível.
Primeiro, ao modo de se vestir, obviamente você deve ser social, mas a pergunta e: até que ponto? Isso e claro vai depender do cargo pretendido e a profissão que estará se candidatando, cargos executivos, jurídicos e etc. Obviamente o profissional já tem que se vestir formalmente o que da a ele a obrigação de estar trajando um terno, mas a respeito de outras candidaturas você deve ser um pouco social, não ao extremo basta usar uma camisa, sapato, com calças pouco chamativas e bem discretas, e nunca e claro apresente-se de bermuda, regatas, roupas extravagantes, chinelos sandálias, isso lhe da uma má impressão obviamente a roupa a ser usada dependera do cargo pretendido.
Segunda, expressão corporal olhe sempre nos olhos não fique de cabeça baixa, nem com os ombros encolhidos isto mostra que você esta com medo ou ate mesmo desinteressado, que acredito não ser o caso. Outro fato esteja sempre com um sorriso no rosto isso demonstra confiança, cuidado com o aperto de mão aguarde até que o entrevistador ceda à mão para que assim possa cumprimenta-lo, de um aperto firme e confiante. Outro fato importante que às vezes pode-lhe passar despercebido, e que você vai ficar na sala de espera, mandarão você se sentar e aguardar, portanto não se sente com má postura, e quando for chamado verifique se sua mão esta úmida ou não, pois e bem constrangedor cumprimentar alguém com mãos suadas.
Terceiro, a oratória, e necessário saber se expressar bem e com clareza, cabe lembrar que o falante e o ouvinte devem estar se comunicando de forma que o receptor entenda, ou seja lhe dará uma postura de igual, sempre utilize um português correto sem gírias, seja educado e lembre-se de sempre estar com um sorriso no rosto e o com contato visual. Outra dica importante e evitar palavras como: eu acho, não sei, talvez, isso mostra insegurança. Procure saber o nome do empregador assim se referindo a ele pelo nome, pra ter uma ideia, comerciantes que chamam seus clientes pelo nome tendem a ter uma clientela mais leal isso são dados e pesquisas comprovadas, mas isso não abrange apenas aos comerciantes qualquer pessoa se sente mais a vontade quando se e referida pelo seu nome seja aonde for, então porque não usar isso a seu favor?
Quarto: nunca diga o que não foi perguntado ou que seja irrelevante, salvo apenas se for um comentário para descontrair ate porque isso será bom. De forma alguma minta sobre coisas que você não tem capacidade de executar, se você já trabalhou em um determinado setor diferente do pretendido, não se foque muito em falar sobre o serviço que você já fez lembre-se o empregador que você para uma área especifica ele só quer saber se você e capacitado ou não, a única coisa que interessa a ele e porque você abandonou o antigo emprego, e se você se dava bem com as  pessoas a sua volta, ou seja, referencias sobre o tipo de pessoa que você e, pois as maiores observações que ele fara, e se você tem competência para o cargo se tem comprometimento e acima de tudo se você se enquadra na empresa.
Seguindo essas dicas com certeza você terá sucesso em sua entrevista, e lembre-se de estar apresentável, desejo lhe boa sorte e sucesso.

De Gustavo Vilela